Transformadores de instrumentação e Relés de Proteção.
top of page

Transformadores de instrumentação e Relés de Proteção.

Atualizado: 23 de nov. de 2023

  Transformadores de instrumentação


Os Equipamentos Elétricos com com projeto construção específico para alimentar instrumentos Elétricos de medição, controle ou proteção, são chamados de Transformadores para Instrumentos, ( TI ). A grandeza a ser medida deverá ser transformada em uma relação que é determinada para um valor secundário adequado para o uso de instrumentos de medição e relés.   
Há dois modelos de Transformadores para Instrumentos. Um é o Transformador de Potencial ( TP ), em que o enrolamento primário é ligado paralelo com um Circuito Elétrico e o enrolamento secundário é destinado a alimentação de bobinas de Potencial de Equipamentos Elétricos de medição, proteção ou controle. Na prática teremos um redutor de tensão.   
O Transformador de Corrente ( TC ) têm o seu enrolamento primário ligado em série a um Circuito Elétrico, e o secundário e destinado a alimentar bobinas de corrente de Instrumentos Elétricos de Medição, Proteção ou Controle.   




Os parâmetros de Transformadores para Instrumentos novos com saída analógico ou digital, devem ser compreendidos, quando são usados em Instrumentos Elétricos de Medição e Dispositivos Elétricos de Proteção, com frequência nominal de 15 Hz a 100 Hz, além de requisitos para Transformadores de Potencial Capacitivos Monofásicos que são novos e conectados entre a linha e a terra, para sistemas de tensão Um = 72,5 Kv a frequências de 15 Hz a 100 Hz. São destinados a fornecer baixa tensão para serviços de controle, medição e proteção.   


Relés De Proteção.

  

O relé e um dispositivo elétrico que se destina a produzir modificações súbitas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saídas, quando determinadas condições são alcançadas no circuito de entrada, que é o que controla o dispositivo. Sua principal função e proteger e fazer atuar o sistema de manobra e não interromper o circuito principal. Desse modo permite o funcionamento de outros aparelhos conectados ao Circuito Elétrico.

Hoje em dia encontramos nos mercados três gerações de relés :


Relés eletromecânicos.
Relés de estado sólido.
Relés digitais.

Os principais relés de proteção são :


Relés temporizadores:

 São utilizados nas indústrias como partidas de motores, fornos industriais, quadros de comando e outros.

Relés térmicos:

     Protegem contra a Sobrecarga Elétrica, são utilizados em Motores Elétricos, e sua função é evitar o superaquecimento.

Relés de proteção: 

  Trabalham sob o funcionamento de Correntes Elétricas, e podem criar campos eletromagnéticos, os quais podem provocar mudanças de estados dos contatos para ligar ou desligar dispositivos.


Edson Júnior " Energia é Tudo "



7 visualizações
bottom of page