Importância do Aterramento

Eletricista No DF Edson Junior-min.png

   O aterramento deve estar presente como fator de extrema necessidade em instalações elétricas residenciais. Esse sistema garante a segurança em termos de utilização das cargas e evita problemas graves que possam ocasionar transtornos a vida de pessoas.

   Com um aterramento bem feito poderá tocar em partes metálicas de seus equipamentos eletrônicos que não haverá nenhum risco de choque elétrico e uma questão de segurança para você e sua família. 

   Em condutores de fase de 16 mm o fio de aterramento deverá ter a mesma bitola de 16 mm, em casos em que o condutor tiver 35 mm ou mais, a bitola do fio terra será a metade desse valor. Ainda existem muitos que usam o fio fase de 4 mm e o terra de 2,5 mm, pensando que irá funcionar tudo normal, enquanto isso vários engenheiros elétricos estudaram bastante fizeram varios teste pra fazer uma norma que para alguns não importa, muitas das vezes por não saberem, há casos em que sabem mas preferem correr o risco de levar um choque em partes metalicas da casa do que comprar fios de maiores dimensões.