top of page

   A primeira iluminação pública, existente no Brasil, foi a base de óleos vegetais e animais, em 1794, na cidade do Rio de Janeiro, quem a trouxe, foi a coroa portuguesa. O Rio de Janeiro, foi também, o primeiro brasileiro, a receber sistema iluminação nas ruas, isso, via energia termoelétrica, no ano de1904.

  Os óleos, utilizados no processo, eram, de baleia e oliva, as pessoas responsáveis pelo trabalho, recebiam o nome de vaga-lumes. O processo de importação destes produtos, tinham um alto custo, e era feito manualmente, pelos vaga-lumes.

   No ano de 1854, foi feita a adoção de gás, porém, foi mantido o mesmo processo de acendimento.

Chegada da Lâmpada Incandescente

   O grande passo tecnológico, no sistema de iluminação pública, ocorreu, no ano de 1879, com a chega da lâmpada incandescente, e com ela, a eletricidade. Por ser prática, e barata, conseguiu ter competitividade com a iluminação a gás. Foi Thomas Alva Edison, quem inventou, a lâmpada incandescente.

  As inovações na área da iluminação não pararam, atualmente, ela continua evoluindo, através da implantação de energia limpa, a qual, não é nociva para o meio ambiente, no Brasil mesmo, essa energia já soma mais de 90% da produção energética.

Opinião

   E comum atualmente passar em uns lugares escuros, e ermos, penso, porque depois de 120 anos de implantação da iluminação pública, ainda, temos cidades escuras, ocasionando crimes, contribuindo para falta de segurança, quando passamos por lugares assim, tendo que ir à escola ou ao trabalho. Eu mesmo já morei, tanto na Asa Norte, como na Asa Sul, são cidades bem desenvolvidas, mas carecem de uma boa iluminação pública, agora, imagine em áreas menos desenvolvidas.

bottom of page