Condutores E Isolantes e Carga Elétrica Por Indução
top of page

Condutores E Isolantes e Carga Elétrica Por Indução

Atualizado: 23 de nov. de 2023

    Em materiais como cobre e outros metais, alguns dos elétrons presentes podem se deslocar no material, Estes materiais são condutores, já em outros materiais, a madeira ou o vidro, todos os elétrons presentes estão ligados a átomos e não podem se mover livremente, então são materiais são isolantes.     
Em um átomo de cobre, vinte e nove elétrons estão ligados ao núcleo, pela atração Eletrostática entre elétrons, com a carga elétrica negativa, e o núcleo com carga posotiva. Os elétrons mais externos estão ligados mais extenuados, não só pelo fato da distância maior do núcleo, mas também pela repulsão que é provocada pelos elétrons mais internos.     
Quando há um grande numero de átomos de cobre são organizados em uma amostra de cobre metálico, a ligação dos elétrons de cada átomo e alterada por causa da interação dos átomos, não mais está ligado ao núcleo, mas tem a liberdade de se deslocar por toda a amostra do metal, de maneira parecida com a de uma molécula de um gás encerrado num recipiente.      
O número de elétrons livres depende do metal, em casos típicos e cerca de um para cada átomo. O átomo de cobre, quando e desprovido de um de seus elétrons externos, tem uma carga positiva e é um íon positivo. No cobre metálico, os íons de cobre estão dispostos numa configuração regular que constitui a rede do metal. Em situação normal, um condutor é Eletricamemte neutro, pois a cada íon da rede com uma carga positiva, corresponde a um elétron livre com a carga negativa.
Um Condutor pode ter uma carga líquida que se diferencia de zero, pela adição ou pela remoção de elétrons livres. Quando Eletrizamos um objeto por indução estamos lhe atribuindo Carga Elétrica, com a utilização de outro corpo eletrizado sem contato entre eles. Esse processo se baseia no conceito de repulsão e atração de Cargas Elétricas.

Edson Júnior

Energia é Tudo


56 visualizações
bottom of page