Os fusíveis protegem o sistema elétrico contra curto-circuito e sobrecargas. Estes Dispositivos estão localizados no interior de Aparelhos Eletrônicos e filtros de linha, que são geralmente utilizados na ligação de computadores dentre outros aparelhos. Ainda nos dias de hoje pode se encontrar em instalações elétrica, Fusíveis, localizados no quadro geral, ou no relógio de medição.
O fusível e constituído por uma base, porta fusível, anel de proteção, elo fusível e o indicador. A base e o suporte da estrutura do fusível, a porta fusível e o elemento que se acopla o conjunto do fusível, o anel de proteção que faz com que a rosca da base fique protegida para evitar o contato com o circuito elétrico, o elo fusível está na parte onde se substitui quando há um curto, e por último o indicador onde visualizamos a operação do fusível. Um cilindro com uma liga metálica, feita de um material com baixo ponto de fusão e a parte onde se denomina com Fusível.
Quando o valor de corrente nominal, que e o valor específico de trabalho do fusível e ultrapassado, a liga metálica e fundida interrompendo a passagem de corrente elétrica para o circuito em que está ligado. Após isso e necessário que se faça a troca do dispositivo, o fusível possui algumas características Importantes, e são essas.
Curva característica : e dada pela relação entre o valor da corrente elétrica e o tempo que se leva para que o fusível interrompa a passagem de Energia.
Corrente nominal : é o valor da Corrente Elétrica para a qual o fusível irá operar.
Corrente de ruptura : valor da corrente que interrompe o fornecimento da Energia no circuito.
Hozzászólások