Choque Elétrico Causas Determinantes, e Fatores Biológicos


Contato com um condutor nú energizado.

Essa e a causa mais comum de acidente por Choque Elétrico, quando há contato com Condutores aéreos Energizados. A ocorrência maior, acontece quando equipamentos, como, guindastes, caminhões basculantes tocam nos Condutores, e torna-se parte do Circuito Elétrico, quando são tocados por uma pessoa fora, ou até mesmo pelo motorista, se ao sair do veículo ele mantiver contato com a terra e o equipamento simultaneamente, podendo causar um acidente fatal.

Frequentemente pessoas sofrem Choque Elétrico em Circuitos com bancas de calacitores, os quais, embora desligados, conservam Carga Elétrica por determinado período de tempo, por esse motivo, e Importante seguir as normativas referentes a estes Dispositivos. Deve ter bastante cuidado ao desligar o primário dos Transformadores, nos quais irá executar algum serviço. O risco esta quando pode ter sido ligado algum aparelho do lado secundário, o que poderá induzir no primario uma tensão elevadíssima. Aí esta a importância de, quando desligarem os Condutores do primário de um Transformador, estes serem aterrados.


Vários fatores implicam na falha de Isolação Elétrica e aqui estão alguns deles.


Calor, Temperaturas Elevadas :


A Corrente Elétrica de um condutor, gera calor e, por esse motivo, sua temperatura e aumentada. Este aumento poderá causar a ruptura de alguns polímeros, e comum se usar polímeros em materiais isolantes. Dessa maneira a elevação da temperatura compromete a isolação dos Condutores.

Umidade :

O nylon esta presente na composição de alguns materiais isolantes, e este, absorve umidade, por conseguinte disso, a resistência do material Isolante diminuí.

Oxidação :

A presença de oxigênio, ozônio, ou, demais oxidantes na atmosfera, causa a oxidação de Condutores. O ozônio em ambientes fechados,e extremamente ruim, nos quais motores e geradores são operados, estes produzem arcos elétricos, em seu funcionamento, que por sua vez geram o ozônio. Embora na atmosfera há um nível bem baixo de ozônio, se compararmos ao oxigênio, este causa bem mais danos as Isolações Elétricas.

Radiação :

A Radiações Ultravioleta degrada as propriedades do isolamento, em especial a de de polímeros. Processos fotoquímicos que são iniciados pela Radiação Solar provocam a ruptura de polímeros, tais como, o cloreto de vinila, a borracha sintética e natural, a partir dos quais o cloreto de hidrogênio é produzido. Reações e rupturas adicicionais, são causados por estas Radiações, comprometendo então, as propriedades físicas e Elétricas das Isolações.


Produtos Químicos :

Substâncias como, ácidos, sais e lubrificantes, são a causa, para a degradação de materiais de Isolação Elétrica.

Desgaste Mecânico :

Comumente o que causa Desgastes Mecânicos nos Isolamentos Elétricos são a abrasão, o corte, a flexão e torção do recobrimento dos Condutores. O corte ocorre durante a passagem da Fiação Elétrica por conduítes metálicos, durante esse processo pode se danificar o condutor, caso não tenha o devido cuidados. Linhas de pipas utilizando cerol, também agridem o Isolamento dos Condutores.

Fatores Biológicos


Insetos e Roedores, podem comer os materiais orgânicos de que são feitos Isolamentos Elétricos, comprometendo assim a Isolação dos Condutores. A presença de fungos, que se desenvolvem quando há umidade e outro fator que pode comprometer a Isolação Elétrica.

Altas Tensões :

Em alguns casos tensões altas, originan Arcos Elétricos ou Efeitos Corona, criando assim, buracos na isolação ou degradação química, causando a redução da Resistência Elétrica do isolamento.

Pressão :

O vácuo poderá causar, desprendimento de materiais voláteis dos isolantes orgânicos, causando vazios internos e conseqüente variação em suas dimensões, perda de peso e, redução de sua resistividade.

Edson Júnior Serviços Elétricos

Energia é Tudo

Eletricista em Brasília, DF

Eletricistas Lago Norte.


Saiba mais sobre Choque Elétrico


https://www.eletricistanodf.com/como-evitar-choques-eletricos
https://eletricista-lago-norte-brasilia-df-df-df.negocio.site/?utm_source=gmb&utm_medium=referral

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo