top of page

Sistema Internacional de Medidas. (SI)


O Sistema Internacional de Unidades, com a abreviação pela sigla SI, é um conjunto de medidas, que correspondem às grandezas físicas fundamentais e derivadas. O Sistema Métrico Decimal foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI no ano de 1960. O SI surgiu durante a conferência geral de pesos e medidas, que tem a sigla ( CGPM ), esse sistema veio para padronizar as unidades de medida de inúmeras grandezas existentes, para facilitar a utilização e ser acessível a todos, nele há um grupo de grandezas independentes.

Foi criado no dia no dia 20 de maio de 1875, O (BIPM), Bureau Internacional de Pesos e Medidas, pelo artigo 1° da Convenção do Metro, com a missão de escrever as unidades de medida corretamente, único, coerente e com abrangência mundial.
    Na época da Revolução Francesa se originou o sistema métrico decimal, tinha como base o metro e o quilograma. Segundo os termos da Convenção do Metro, que em 1875 foi assinada, protótipos do metro e do quilograma foram fabricados e adotados primeiramente pela  Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), no ano de 1889. Sistema esse que foi evoluindo a medida em que o tempo se passava, e hoje inclui, sete unidades base, que são essas, comprimento, massa, tempo, Corrente Elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e Intensidade luminosa. Então somente no ano de 1960 a Décima Primeira CGPM alterou o nome para, Systeme international d’unites ou, em português, Sistema Internacional de Unidades, com a sigla, SI.

Edson Júnior

Energia é Tudo



Outros Posts do Blog:



Comments


bottom of page