O Disjuntor Termomagnético é um dispositivo de segurança, pelo fato de que é desarmado quando há curto-circuito no sistema elétrico , ou em caso de sobrecargas elétricas. Em geral quando se liga muitos aparelhos em uma mesma tomada, e a Intensidade elétrica é aumentada, quando essa Intensidade é ultrapassada, há uma sobrecarga podendo causar até incêndios, então e nessa hora que o disjuntor atua.
Os Disjuntores vieram para substituir os Fusíveis que eram usados anteriormente, há dois tipos de Disjuntores o Din, e o Nema, o mais indicado é o Din, por ser mais moderno e ter uma resposta de disparo mas segura, em alguns casos os Disjuntores do padrão Nema, não desarmam por estarem velhos e ultrapassados, e causam um enorme dano na instalação elétrica, por isso em muitos locais eles estão sendo trocados por Disjuntores Atuais, no padrão Din.
A sigla Din tem o significado, ( Deutsches Institut für Normung ), e uma Norma Alemã, que traduzida para o português fica, Instituto Alemão de Normalização, tem sede em Berlim, um curiosidade é o Papel A4, que é de uso bem popular que foi normatizado em 1922, pelo padrão Din 476, e foi adotado como padrão Internacional em 1975, pela norma ISO 216.
Já a NEMA, ( National Electrical Manufacturers Association ), foi fundada em 1926, ela faz a defesa da Indústria e publica padrões Para produtos Elétricos, é o órgão de Normalização de Washington, nós Estados Unidos. Ela publica uma série de padrões técnicos, porém, não certifica e nem testa os produtos.
Comments