Mária Telkes
top of page

Mária Telkes

Atualizado: 23 de nov. de 2023

Mária Telkes nasceu no ano de 1900 em Budapeste, Hungria, ganhou o título de rainha do sol, ainda quando cursava o ensino médio, nessa época já demonstrava interesse pela Energia Solar, ingressou na academia físico-química em 1920, pela Universidade de Budapeste, logo após um doutorado e atuou como professora da instituição em 1924, aí se teve o começo de sua trajetória para descobertas que se utizavam do sol para beneficiar a sociedade, ou seja, Energia Solar, ao se mudar para os EUA trabalhou como biofísica na Fundação Clínica de Cheveland e conduziu pesquisas sobre a Energia do Sol.    
No ano de 1937, conseguiu a cidadania americana, o que possibilitou o ingresso em Westinghouse Electric na função de engenheira de pesquisa conservação de energia térmica em energia elétrica.  O projeto de Conversão de Energia Solar da Universidade, projeto esse o qual tinha parceria com o instituto de tecnologia em Massachusetts, teve início em 1940, a partir daí começou um longo caminho de cinquenta anos em desenvolvimento de processos de implantação, do que veio a ser conhecido de Energia Solar.    
   Em 1945 se tornou professora associada de pesquisa do MIT, na metalurgia, durante esse tempo fez o projeto do sistema de aquecimento para Dover House, uma casa que foi usada como experimento para a demonstração da força da Energia Solar, mas somente no ano de 1948 que o projeto saiu do papel sendo capaz de capturar e armazenar a Energia do Sol que era distribuída por ventiladores quando fosse necessário, era através da cristalização de uma solução de sulfato de sódio, que a Energia era gerada pelo sol. Foi esse resultado que comprovou que a Energia do Sol poderia Gerar Energia Elétrica. 
Durante a sua vida fez outras descobertas, ganhou muitos prêmios, acumulou mais de vinte patentes. Suas invenções possibilitaram o desenvolvimento de várias tecnologias que hoje são bem conhecidas.

Edson Júnior

Energia é Tudo



41 visualizações
bottom of page