Mária Telkes nasceu no ano de 1900 em Budapeste, Hungria, ganhou o título de rainha do sol, ainda quando cursava o ensino médio, nessa época já demonstrava interesse pela energia solar, ingressou na academia físico-química em 1920, pela Universidade de Budapeste, logo após um doutorado e atuou como professora da instituição em 1924, o começo de sua trajetória para descobertas que se utilizam do sol começou nesse mesmo ano, para beneficiar a sociedade, ou seja, energia solar, quando mudou para os EUA, trabalhou como biofísica na Fundação Clínica de Cheveland e conduziu pesquisas sobre a energia do sol.
No ano de 1937, conseguiu a cidadania americana, o que possibilitou o ingresso em Westinghouse Electric na função de engenheira de pesquisa conservação de energia térmica para transformar em energia elétrica. O projeto de conversão de energia solar da Universidade, projeto esse o qual tinha parceria com o instituto de tecnologia em Massachusetts, teve início em 1940, a partir daí começou um longo caminho de cinquenta anos em desenvolvimento de processos de implantação, do que veio a ser conhecido de energia solar.
Em 1945 se tornou professora associada de pesquisa do MIT, na metalurgia, durante esse tempo fez o projeto do sistema de aquecimento para Dover House, uma casa que foi usada como experimento para a demonstração da força energética, mas somente no ano de 1948, que o projeto saiu do papel, sendo capaz de capturar e armazenar a energia do sol que era distribuída por ventiladores quando fosse necessário, era através da cristalização de uma solução de sulfato de sódio, que a energia era captada do sol. Foi esse processo que comprovou a conversão da energia do sol em energia elétrica.
Durante a sua vida fez outras descobertas, ganhou muitos prêmios, acumulou mais de vinte patentes. Suas invenções possibilitaram o desenvolvimento de várias tecnologias que hoje são bem conhecidas.
Comments