Veja o quão é importante seguir as normas elétricas. Cada país utiliza a sua própria norma elétrica, essas normas foram feitas com intuito de diminuir o número de acidentes, e mortes.
Morreram 1077 pessoas, por conta de choques elétricos no Brasil, somente no ano de 2024. Talvez se todos seguissem as normas morreriam menos pessoas. Temos algumas normas regulamentadoras, para usar durante o trabalho de eletricista, a NR 10, para serviços de eletricidade, a NR 35 para trabalhos em altura, e a NR 12, que serve para trabalho com máquinas e equipamentos.
Em nosso país essa norma é chamada de NBR 5410, esta norma diz que o neutro é na esquerda, o condutor neutro tem que está na cor azul-claro, o terra, na cor verde, ou verde e amarela, já o condutor fase eu cresci ouvindo que era preto ou vermelho, porém segundo a norma ele pode ser de qualquer cor, exceto a azul-claro, verde, e verde. Manter esse padrão ajudará na hora de uma futura manutenção elétrica.
O dimensionamento dos fios deve ser feito de acordo a norma, para que não haja superaquecimento. Exemplo um fio de 4mm, pode ser usado com um disjuntor 32 Amperes. A norma tem por obrigatoriedade o uso de um Disjuntor IDR, em áreas que tem, ou podem ter contato com a água, o bom mesmo é usá-lo em todo o circuito elétrico, outro dispositivo indispensável é o dispositivo protetor de surto ( DPS ), pois ele protege seus equipamentos elétricos, ele atua, desviando os surtos elétricos, principalmente vindo de descargas elétricas, para a terra, evitando assim a perca de seu equipamento. Siga todas essas normas você que é eletricista, e você cliente e contratante, esteja atento na hora de contratar um profissional, veja se ele está seguindo o padrão para instalações elétricas, não queira ficar sem energia, pois, energia é tudo.
Comentários