Queimaduras
top of page

Queimaduras

Atualizado: 23 de nov. de 2023

O nosso organismo e atingido pela Corrente Elétrica através do revestimento cutâneo. Por isso, vutimas de acidentes envolvendo Eletricidade apresentam, na maioria dos casos queimaduras.

A pele possui alta resistência e devido a isso, quando a Corrente Elétrica passa através do nosso corpo produz alterações estruturais, que são denominadas como, marcas de corrente, portanto, queimaduras provocadas por Eletricidade, diferem das causadas por efeitos químicos, biológicos e térmicos, as que são causadas pela Eletricidade são em geral menos dolorosas, pelo motivo de que, a passagem da corrente em certas vezes destrói as terminações nervosas. Não significando que são menos perigosas, a tendência delas e ter uma progressão profunda, mesmo quando não a mais Contato Elétrico.

Quando há passagem de Corrente Elétrica por um condutor, e criado o Efeito Joule, ou seja, a Energia Elétrica é transformada em calor. A Energia terá variação de acordo com a resistência que o corpo oferecer à passagem da corrente. É Importante ressaltar que não se faz necessário o contato com partes energizadas, para que a pessoa sofra com queimaduras por Eletricidade, ela pode ocorrer devido a Descargas Elétricas, e Arcos Elétricos.

Existem várias formas da Eletricidade produzir queimaduras, resultando na seguinte classificação:


• queimaduras por contato;

• queimaduras por arco voltaico;

• queimaduras por radiação (em arcos produzidos por curtos-circuitos);

• queimaduras por vapor metálico.


Queimaduras por contato:


Essa classificação e dada ao tocarmos uma superfície energizada, podendo ser as queimaduras profundas e locais atingindo os ossos, ou, muito pequenas, deixando apenas uma mancha branca na pele. Nesse caso que ficamos com uma mancha branca, se faz necessário um exame neurológico, para que possibilite a reconstrução, com a mais alta exatidão do caminho que a corrente percorreu.


Queimadura por arco voltaico:

O Arco Elétrico é o fluxo de Corrente Elétrica através do ar, e produzido no geral quando a conexão e desconexão de Dispositivos Elétricos e, em Curto-Circuitos, provoca queimaduras de segundo ou, terceiro grau. O Arco Voltaico tem Energia o suficiente para queimar materiais inflamáveis como roupas, e com isso, provocar incêndios.

Queimaduras por Vapor Metálico:

Quando e feita a fusão de um elo ou condutor, gera emissão de vapores e são derramados os metais derretidos,( prata ou estanho em alguns casos ) podendo atingir em suas proximidades pessoas.

Edson Júnior

Energia é Tudo

Eletricista No Lago Sul, Brasília



1 visualização
bottom of page