Choque Elétrico, Efeitos
top of page

Choque Elétrico, Efeitos

Atualizado: 23 de nov. de 2023

  O Choque Elétrico pode ocasionar, lesões térmicas e não térmicas, contrações violentas dos músculos, a fibrilação ventricular do coração, pode levar a óbito com o efeito indireto como quedas e batidas, etc. Se a intensidade da corrente elétrica for de valor acima de 30 mA e circular por um período de tempo relativamente pequeno, normalmente por alguns minutos, a morte por asfixia poderá acontecer. Então aí esta a razão de uma rápida ação, para interromper a passagem da Corrente Elétrica pelo corpo. A morte por asfixia advém do fato do diafragma da respiração se contrair tetanicamente, cessando assim, a respiração. Se não for aplicada a respiração artificial dentro de um intervalo de tempo inferior a três minutos, ocorrerá sérias lesões cerebrais e possível morte.  A fibrilação ventricular do coração ocorrerá se houver Intensidades de Corrente da ordem de 15mA que circulem por períodos de tempo superiores a um quarto de segundo. A fibrilação ventricular é a contração disritimada do coração que, não possibilitando desta forma a circulação do sangue pelo corpo, resulta na falta de oxigênio nos tecidos do corpo e no cérebro.
O coração raramente se recupera por si só da fibrilação ventricular. No entanto, se aplicarmos um desfribilador, a fibrilação poderá ser interrompida e o ritmo normal do coração pode ser restabelecida, se o aparelho não estiver disponível para aplicação, a massagem cardíaca permitirá que o sangue circule pelo corpo, dando tempo para que se providencie o desfribilador, na ausência do desfribilador deve ser aplicada a técnica de massagem cardíaca até que a vítima receba socorro especializado. Além da ocorrência destes efeitos, podemos ter queimaduras tanto superficiais, na pele, como profundas, inclusive nos órgãos internos.
O Choque Elétrico poderá causar simples contrações musculares que, muito embora não acarretem de uma forma direta lesões, fatais ou não, como vimos nos parágrafos anteriores, poderão originá-las, contudo, de uma maneira indireta: a contração do músculo poderá levar a pessoa a, involuntariamente, chocar-se com alguma superfície, sofrendo, assim, contusões, ou mesmo, uma queda, quando a vitima estiver num lugar alto. Uma grande parte dos acidentes por Choque Elétrico conduz a lesões provenientes de batidas e quedas.

Edson Júnior " Energia é Tudo "



21 visualizações
bottom of page