top of page

Alessandro Volta.

  • 10 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

  O cientista, Alessandro Volta (1745-1827), ficou conhecido por sua invenção da pilha elétrica. Nasceu no ano de 1745, 18 de fevereiro, em Como, cidade próxima de Milão, na Itália. Estudou boa parte de sua adolescência no colégio jesuíta, mas, aos dezesseis anos começou a estudar por conta própria, apesar de ser incentivado por seu tio estudar Direito, ele optou por seguir nos estudos de fisica e matemática, após um tempo, se tornou um inventor notável.

   Aos 31 anos realizou o seu primeiro invento, um aparelho que através de uma centelha elétrica, causava reação de dois compostos gasosos, chamado eudiômetro. Volta o usou, para confirmar a lei de proporções definidas de Proust e as dos gases, com a lei de dilatação dos gases incluída. Fez outras experiências relevantes, entretanto, o que mais lhe rendeu a fama, foi a pilha elétrica, em 1800. O experimento ocorreu da seguinte forma, foram empilhados discos de zinco e cobre, alternados, e separados por pedaços de tecidos embebidos em solução de ácido sulfúrico. Esse aparelho produzia corrente elétrica, sempre que era ligado a ele um fio condutor, e passou a ser chamado de Pilha de Volta. A partir daí todos os aparelhos que produziam eletricidade por meios de processos químicos passaram a ser chamados de pilha.   

Alessandro Volta, então se tornou reconhecido, foi até recebido por Napoleão Bonaparte, um ano após o descobrimento da pilha, recebeu a nomeação de conde do reino da Itália e de senador, do imperador. Foi em homenagem a Volta, que se deu o nome a unidade de corrente elétrica, o Volt, ou Voltagem.



Alessandro Volta
Alessandro Volta



Edson Júnior Serviços Elétricos Eletricista Brasília, Distrito Federal




















Edson Júnior. "Energia é Tudo"

Comentários


bottom of page